quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Millennium #01


Criado em 1996 por Chris Carter, e seguindo a mesma fórmula consagrada em seu sucesso anterior, Arquivo X, o seriado Millennium  narra a história de Frank Black (interpretado pelo excepcional Lance Henriksen), um ex-analista de perfis criminais do FBI, e detentor do dom de “acessar” a mente de criminosos, que acaba se envolvendo com o misterioso grupo Millennium, que alega lutar contra as crescentes forças do mal que assolam a humanidade. No entanto, tudo não passava de um engodo para possibilitar o fim do mundo na virada do milênio.

Com apenas três temporadas, a série se tornou uma das melhores coisas lançadas na TV nos anos 90. Em especial, a segunda temporada, conduzida pelas mentes criativas de Glenn Morgan e James Wong (autores de alguns dos melhores episódios de Arquivo X e criadores do excelente seriado de curta duração, Space: Above and Beyond), com episódios tão insanos que pareciam ter saído da mente de David Lynch (não é a toa que Twin Peaks é uma das principais influências de Chris Carter, e de onde ele “roubou” o ator David Duchovny, que interpretava um agente do FBI travesti no clássico de Lynch). Infelizmente a dupla Morgan / Wong deixou o seriado para tentar (em vão) alçar voos mais altos no cinema (Premonição e Dragon Ball – entre outras porcarias), o que fez com que a qualidade caísse na terceira temporada. Tirando um inusitado episódio com a banda de rock Kiss, a maioria dos episódios, apesar de interessantes, estavam muito abaixo da qualidade dos da temporada anterior. A série acabou sendo cancelada sem dar muitas explicações, pra variar.

Os fãs de Arquivo X sempre acreditaram que Frank Black (jamais confundir com o eterno vocalista da banda Pixies) habitava o mesmo universo de Arquivo X, embora o criador nunca tenha confirmado até então. Porém, na sétima temporada Carter finalmente confirma o que os fãs sempre suspeitaram, e lança um episódio em que Mulder e Scully finalmente se encontram com Black.

No ano passado, a editora IDW lançou uma série em quadrinhos continuando a trama de Arquivo X. O sucesso da revista possibilitou o lançamento de Millennium, que acabou sendo uma espécie de spin-off de Arquivo X.

Nessa primeira edição, o agente Fox Mulder se une mais uma vez a Frank Black para juntos enfrentarem um assassino serial que pode possuir ligação com o grupo Millennium.

Escrito por Joe Harris (de uma pá de gibis mutantes dos anos 90 e também o escritor do gibi de Arquivo X) e desenhado por Colin Lorimer.

Parceria com The Centurions.

Tradução e edições: Johnny Who
Letras: Zealfie27


7 comentários:

Anônimo disse...

BOA NOITE! EU GOSTARIA DE SOLICITAR UM PEDIDO DE PARCERIA ENTRE BLOGS! O ENDEREÇO DO MEU É!! http://elton387.blogspot.com.br (SAM) DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇÃO!

Skætos disse...

Procure-nos no grupo do facebook para tratarmos melhor disso.

Abraço.

Marcelo Marat disse...

Ainda sou fã dessa série... O episódio dos diabos na lanchonete é inesquecível... Bom ver que Frank Black pode ganhar vida nova nos quadrinhos, onde os heróis nunca envelhecem nem morrem...

Gabriel disse...

Serie com grande potencial.

Anônimo disse...

Sou fãzaço de Millennium!! Parabens pela HQ!!!

NUNJO disse...

Tenho a série em DVD! muito legal as revistas, grato.

Thalarctos Arkticos disse...

Li do número dois ao cinco, pois o link do número um está off. Mesmo assim foi uma excelente história, e uma boa lembrança, pois acompanhava a série na tv.