terça-feira, 1 de setembro de 2009

Luluzinha #01 (1948) - Projeto Panela Velha


Em fevereiro de 1935 numa charge, onde uma garotinha jogava cascas de bananas ao invés de arroz nos recém-casados, da cartunista Marjorie (Marge) Henderson Buell, nascia uma garotinha que seria tão amada nos Estados Unidos quanto a atriz mirim Shirley Temple: Luluzinha. Luluzinha apareceu pela primeira vez em uma revista em quadrinhos em junho de 1945, na célebre publicação da editora Dell Comics chamada Four Colour. A revista Four Colour apresentava a cada número os mais diferentes personagens e historinhas como, Pernalonga, Popeye, Pato Donald, Pica-Pau, Tarzan e muitos outros que depois, ao fazerem grande sucesso, passavam a ter seus próprios títulos. Marge continuou se dedicando as charges e a revista foi entregue a um gênio dos quadrinhos chamado John Stanley que definiu todo o universo de personagens da Luluzinha em parceria com o grande desenhista Irving Tripp. Depois de 10 edições da Four Colour com a personagem, publicadas entre 1945 e 1947, Luluzinha estreou sua própria revista em janeiro-fevereiro de 1948. Como se pode ver, Luluzinha é uma doce garotinha (ou uma linda adolescente) com mais de 70 anos de idade. O Gibiscuits num trabalho de restauração a partir dos scans obtidos da Comicsworld e do FileDownloadFull, oferece as novas gerações, através do projeto “Panela Velha”, a oportunidade de conhecer essa clássica personagem dos quadrinhos.
O projeto "Panela Velha" - Em 1983, Sergio Reis estourava nas paradas de sucesso coma música Panela Velha. Com o refrão “ Não interessa se ela é coroa, panela velha é que faz comida boa”, lembrava a todos um fato muito verdadeiro: Que as coisas antigas tem o seu valor. O Projeto “Panela Velha” do Gibiscuits, visa abrir um espaço para personagens de histórias em quadrinhos que marcaram época, se tornaram lendas e por essas coisas da vida estão hoje no esquecimento. Quando até mesmo personagens como o Pato Donald, Luluzinha, Tio Patinhas, Popeye, Tarzan e muitos outros que encantaram mais de uma geração tem suas revistas canceladas ou a muitos anos não mais publicadas, imagine personagens mais desconhecidos mas, nem por isso não menos divertidos, podem nunca a vir ser conhecidos por muitos de uma nova geração que ainda amam histórias em quadrinhos. Nosso interesse é postar pelo menos um personagem desses periodicamente no Gibiscuits para deleite dos nossos leitores e ao mesmo tempo resgatar um pouco da história dessa divertida arte que ainda encanta a muitos. Não é um trabalho fácil, pois dependemos dos scans de colecionadores, do material que é disponibilizado na internet. O trabalho feito no Gibiscuits se diferencia de alguns outros pelo fato de, além de apresentar a revista na sua forma integral, também faz um trabalho de recuperação dos scans que na sua quase totalidade estão em péssimas condições. Agradecemos a indireta colaboração da Comicswold e da FileDownloadFull de onde obtivemos nossas primeiras revistas para o projeto. Para abrir nosso projeto estaremos disponibilizando pelo menos um exemplar das “Little Girls”, as garotas que na nos anos 1940 e 1950 do século XX, iniciaram com muito sucesso: Little Lulu (Luluzinha), Little Audrei (Tininha), Little Dot ( Brotoeja) e Little Lotta (Bolota). Agradecemos a todos que quiserem colaborar com este Projeto.
Tradução:
Rubens Vilhena
Letras:
Le-X

baixe #01

2 comentários:

Luciano Nascimento disse...

Parabéns por esse lançamento. Grande trabalho, grande iniciativa.

Terumi Sato disse...

Mas que idéia brilhante. Meus parabéns pelo projeto "Panela Velha" e, obrigada por me darem a oportunidades de acompanhar a história dessa personagem que encanta até os dias de hoje.