sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Vertigo Visions 01 - The Geek

A Vertigo, linha editorial da DC que vocês conhecem bem, fez tanto sucesso que se deu ao luxo de se subdividir em "sub-selos" menores para acomodar projetos cada vez menos convencionais. Alguns deles são o "Vertigo Crime", "Vertigo Voices" e "V2K", por exemplo. Ah!  E  o "Vertigo Visions", sub-selo que lançou seis edições com histórias "one shot" ancoradas em seis personagens pouco aproveitadas na continuidade DC / Vertigo normal.
Na primeira edição trouxe o Irmão Poder (nos EUA, Brother Power - The Geek), que é uma personagem criada por ninguém menos que Joe Simon e que chegou a ter título próprio nos anos 60 mas, devido a discordâncias editoriais na época, o título foi cancelado ainda na #02, com a #03 pronta para ir à gráfica. Isso deixou Joe Simon tão revoltado que ele passou a se recusar a sequer falar sobre o episódio e mesmo sobre a personagem. Mesmo as artes originais ele guardou e nunca mais mostrou pra ninguém.
Depois disso o Irmão Poder foi esporadicamente resgatado por escritores "fraquinhos" como Neil Gaiman e Grant Morrison (e antes que comecem a mandar comentários me detonando, EU ESTOU SENDO IRÔNICO!) até reaparecer nesta edição de estréia de Vertigo Visions, com roteiro de Rachel Pollack e desenhos de Michael Allred, que você confere aqui no Gibiscuits.A propósito, as cinco edições seguintes deste sub-selo estão em nossos planos! Boa leitura!
Tradução:
Skætos
Letras:
Le-X 
 


6 comentários:

mussorgsky disse...

...pois é, foi escrito por Morrison e Gaiman, mas teve seu Vertigo Vision escrito pela fraquíssima Rachel Pollack - e NÃO estou sendo irônico, essa mulher faz péssimos trabalhos!!!

mussorgsky disse...

...mas, pra não dizer que tô malhando o trabalho, vale muito a pena ver essa revista traduzida, pela bela arte do Alred! valeu por mais essa edição!

Marcelo Marat disse...

Nunca tinha ouvido falar...

Anônimo disse...

Esse cara não apareceu num dos números iniciais de Shade, da Vertigo?

mussorgsky disse...

...não me lembro... acho que não. vou pesquisar.

Skætos disse...

Que eu me lembre, ele apareceu em um anual do Monstro do Pântano escrito por Neil Gaiman, e foi citado algumas vezes em Homem Animal, na fase de Grant Morrison.

Como foi dito na apresentação da edição, o Irmão Poder é uma personagem que foi pouco aproveitada na cronologia normal da DC, mas nem por isso deixa de ter seus atrativos.

Pelo que sei, o "Vertigo Visions" (cuja logomarca é o olho vermelho no canto da capa) focou em personagens sem grande apelo junto ao grande público, produzindo one shots com equipes criativas gabaritadas. Realmente, Rachel Pollack não fez lá coisas muito memoráveis e o trabalho dela é sempre permeado por um feminismo exagerado, mas aqui até que a trama ficou legal. Quanto ao Allred, dispensa comentários e sua arte casa bem com o estilo da personagem abordada.

Ainda tem autores como Alisa Kwitney, Guy Davis, Ed Brubaker, Eric Shanower, Tom Yeates e Michael Avon Oeming que fizeram trabalhos neste selo. É esperar pra ver.