domingo, 8 de junho de 2014

Starstruck 01

Há tantas coisas que eu poderia falar de Starstruck que fica difícil definir por onde começar. Mas já que é para falar, começarei do começo: A primeira "encarnação" de Startruck foi como uma peça de teatro da Broadway, de 1980, escrita por Elaine Lee, sua irmã Susan N. Lee e Dale Place. As próprias irmãs interpretaram alguns dos papéis! Já nessa época, o ilustrador Michael William Kaluta (já famoso pelo seu trabalho com "O Sombra") foi chamado para fazer os pôsteres da peça, bem como o arranjo dos cenários de palco... e Kaluta chamou um velho amigo seu, Charles Vess, para dar uma força nessa tarefa. Nasce aí a semente que geraria a série em quadrinhos de Starstruck.
Na próxima edição, um breve histórico sobre a publicação de Starstruck, dos quadrinhos independentes à IDW. Boa leitura!

Tradução e adaptação por Skætos
Diagramação por Carfrangs

http://www.4shared.com/get/QbSIadTNce/Startruck_01__IDW___gibiscuits.html

P.S.: Nesta primeira edição, infelizmente, houve alguns deslizes na revisão e podem ser encontrados alguns erros de digitação. Lamentamos o ocorrido e esperamos fazer melhor na próxima edição.

6 comentários:

Gibiscuits disse...

Cara, isso é puro deleite visual. Não li ainda mas a arte me impressionou muito visto que não curto o traço do Kaluta em O Sombra.

Hiperion disse...

Valeu pela novidade, baixando pra confeirir.

Anônimo disse...

Essa é uma daquelas HQs que estava drogado na hora que escreveu (só drogado para ter ideias tão loucas) mas que diverte

Skætos disse...

É senso comum que a série, pelo menos no primeiro contato, chama muito mais atenção pela arte deslumbrante do Kaluta (e da arte final do Vess em G.G.G.).
Sobre o argumento da Elaine Lee pode-se dizer que parece confuso principalmente nesta primeira edição, mas isso é absolutamente proposital. Em Starstruck as coisas são aparentemente "jogadas" para o leitor e sendo explicadas no decorrer da série. Isso mostra um nível de elaboração do roteiro raríssimo de ser encontrado no ramo.
Outra coisa: é uma HQ que se aproxima muito do estilo narrativo estético de obras europeias de sua época, como as que podiam ser vistas na Metal Hurlant por exemplo. Percebe-se uma influência poderosíssima de Moebius em Starstruck.

Nano Falcão disse...

a marvel lançou uma graphic novel de startruck nos anos 80, não? pela mesma equipe criativa. como se situa cronologicamente esse material?

Skætos disse...

Nano Falcão,

Eu mesmo suei um pouco os neurônios para entender a cronologia de publicação de Starstruck. Agora que entendi, fica fácil de explicar, coisa que de fato eu já ia mesmo fazer no próximo post. Mas adiantando a resposta da sua pergunta, a Graphic Novel da Marvel compila todo o material que havia saído antes em outras revistas como a Heavy Metal. Esse material foi refeito, revisto e ampliado posteriormente na Dark Horse e agora na IDW e o resultado você pode começar a conferir aqui nesta primeira edição.