quarta-feira, 11 de abril de 2018

Nexus v2 #01

Eu definitivamente não tenho juízo. Sério. Com a provável exceção do Mussorgsky, ninguém é doido o bastante pra assumir uma empreitada deste tamanho. O volume 2 de Nexus se estende por mais de 80 edições. Este é só o primeiro passo de uma longa jornada que eu já conheço (li duas vezes!) e que tenho o prazer de dividir aqui com vocês. Com o tempo muitos de vocês vão entender porque Nexus, American Flagg!, Grimjack, Mage, Grendel... foram os pilares para as HQs que se fazem hoje. 
A arte de Steve Rude fica melhor a cada edição (sendo que hoje é um dos baluartes da indústria). A colorização é impressionante para a época, pois utilizaram um método inovador e que nenhuma outra editora americana ousou por algum tempo.
Os roteiros de Mike Baron, em que pese sua boa passagem por séries como Flash e Justiceiro, jamais atingiram o nível de inspiração que ele conseguiu aqui, nem mesmo em sua "série irmã", Badger, que foi criada na mesma época mas que está longe de ter a mesma qualidade.
O ímpeto inovador de sujeitos como Richard Brunning e Milton Griepp deu o espaço necessário para Nexus, e agora vocês podem conferir comigo aqui no Gibiscuits. Espero que me acompanhem até onde eu puder levá-los.
Boa leitura!

Produzido por Skætos


10 comentários:

Laércio de Souza Santos disse...

Olá Skaetos, do Gibiscuits, tudo bem? 1º quero elogiar o trabalho de vocês, realmente, excelente seleção de revistas. E agradeço muito pelos seus esforços e pela sua "falta de juízo", como você mesmo disse. E, se posso abusar disso, peço, por gentileza, que inclua nessa sua "falta de juízo" Starslayer, Badger, Jon Sable, que depois virou somente Sable, Warp, Whisper, E-Man, isso, é claro, se dispor dessas publicações. Entretanto, acredito que seja um trabalho "monstruoso" conseguir conciliar uma vida normal, com a o do site, então, entendo se estiver abusando da sua boa vontade e da galera do site. De qualquer forma, fica o meu agradecimento pela perseverança e pela qualidade do trabalho de vocês. Parabens!!!

Laércio

Anônimo disse...

Olá,Skætos concordo com vc em relação ao trabalho do Mike Baron,acho que aconteceu o mesmo com o John Ostrander que perdeu a mão depois de Grimjack,exceção a Chaykin,Truman e Grell que continuaram fazendo material de qualidade.

Igor

Skætos disse...

Laércio, valeu pelo incentivo. Bom, com relação a esses títulos que você mencionou, não temos planos para eles, mas posso tecer alguns comentários.
1. Warp e E-Man nunca li, então não tem como falar a respeito, mas...
2. Starslayer e Whisper eu li alguma coisa. A primeira, francamente, não me chamou a atenção, exceto pelas primeiras aparições de Grimjack, e Whisper até tem uma pegada interessante, mas eu acabei perdendo o interesse.
3. Mike Baron gastou o talento todinho em Nexus e sobrou muito pouco para mostrar em Badger. Sério. Li umas 40 edições só por desencargo de consciência. Lá nos anos 1990 a Abril chegou a lançar uma minissérie do Badger e, acredite, aquilo é o que tem de melhor do personagem. Nem mesmo a nova encarnação de Badger na rediviva First Comics tem algum brilho.
4. Jon Sable e a continuação Sable merecem um destaque aqui. As primeiras histórias de Freelance são realmente boas e valeriam o esforço, mas já perto de Grell sair do título a qualidade está horrorosa. Roteiros sem pé nem cabeça e desenhos sofríveis que se estendem até o fim dessa fase. Aí Grell indica ninguém menos que Marv "Crise nas Infinitas Terras" Wolfman para assumir o "novo" título. Wolfman indicou pessoalmente o falecido Bill Jaaska para ser o artista/capista regular, no que foi seu melhor trabalho antes da sua triste morte. Essa segunda fase, Sable, foi acima da média mas a editora já estava nos estertores e o cancelamento foi inevitável junto com a falência da First. Por esses fatores, é inviável pensar em lançar Freelance e Sable por aqui.

Skætos disse...

Discordo em parte, Igor...
John Ostrander ainda tinha e tem muita lenha pra queimar. Da caneta dele temos a melhor fase de Espectro (DC Comics) que já houve, e você pode conferir várias edições aqui mesmo no Gibiscuits. Dele também é Esquadrão Suicida (DC Comics), com personagens icônicos como Amanda Waller (esqueça aquela abominação que foi filmada!). Nem vou mencionar mais outras coisas bacanas dele, mas dê uma pesquisada e você não vai se arrepender. Na verdade, Grimjack foi onde o Ostrander mostrou uma falha medonha... ele provavelmente não queria ter se alongado com a trama (um encerramento em 40 ou 50 edições seria o ideal...), mas a editora não podia ficar sem uma de suas galinhas dos ovos de ouro; e Ostrander esticou Grimjack até onde não pôde mais (com uma queda óbvia de rendimento, mas ainda passando por média), muito pela amizade que ele mantém até hoje com Mike Gold, Alex Wald e outros da antiga First Comics.
Realmente o Baron perdeu a mão mesmo. Nunca mais chegou nem perto de fazer o que fez em Nexus. Diga-se a bem da verdade que com um artista como Steve Rude na parceria qualquer HQ já tem meio caminho andado para ser muito acima da média.
Os outros, Chaykin, Truman e Grell realmente são caras de quem sempre se pode esperar algo com nota acima de 7. Claro... algumas vezes ficam abaixo da crítica mas sempre dão um jeito de compensar com uma boa obra em seguida.

rfc disse...

dando sequência ao post e os comentários e respostas acima, além de também sempre agradecer ao trabalho de vocês, eu te pergunto skaetos, numa espécie de "pesquisa de mercado" individual aqui:

qual seu ritmo em média nesses anos todos, de leitura, ou consumo de hqs nesses tempos "simplesmente lotados" como diria o calvin?

a curiosidade vem pela menção da leitura por 2 vezes das 80 edições do título desse post, e já que nos tempos atuais, muitas vezes, pra eu ler uma sequência de 12 edições de qualquer coisa, tem sido um "martírio", numa ferrugem desse hábito que nunca tive e que não tem sido superada tão rápido quanto eu pensava em algumas retomadas da coisa "como antigamente", rs...

e se de gruja puder estender no presente da resposta sobre qual o ritmo médio de consumo de outras mídias que mais do que nunca nos acediam por todos os lados nesses tempos estranhos, vide a absurda oferta de serviços de streaming de vídeo hoje em dia por exemplo...

se puder dar mais essa luz, ficarei ainda mais satisfeito...

desde já e novamente agradeço!!!

Skætos disse...

Robson... Complicado falar disso porque eu nunca contabilizei essas coisas.
Hoje em dia voltei a consumir mais HQs físicas. Até ano passado eu tinha uma rotina mais diletante, então tinha tempo de sobra para ler muitas HQs. Nexus, por exemplo, lembro que li completa a primeira vez em julho de 2013 (uma série de fatos decisivos na minha vida pessoal me fazem lembrar disso com alguma precisão). Algum tempo depois, creio que em 2016, reli por conta de já estar planejando incluir essa série nos meus projetos.
A vida cotidiana nos puxa em diferentes direções. Realmente não dá tempo de fazer tudo que se quer... mas eu tento. Ler é hábito. De fato, eu passo a maior parte do meu tempo lendo, desde as coisas do meu trabalho até livros e HQs.
Isso leva a outro ponto: hoje em dia, com minha nova rotina de trabalho, quase não tenho tempo de acompanhar séries televisivas, nem em streaming... Assisti recentemente "O Mecanismo" e "Jessica Jones" na Netflix. Estou tentando terminar de ler "Carbono Alterado" no celular e "Os Livros de Sangue" de Clive Barker no meu e-book.
Agora mesmo vou ler uns gibis que comprei há duas semanas e não tive tempo até hoje.
Não esquente a cabeça. Vá no seu ritmo e tudo fica bem.

Anônimo disse...

Olá,Skætos vou dar uma olhada na fase do Ostrander com o Espectro.Abraços!!!

Igor


rfc disse...


valeu pela resposta skaetos. sigo então mais tranquilo e no ritmo, rs.

se entendi bem, entre outras coisas, sua relação com nexus e outros materiais, é a mesma minha e de outros, que faz abrir espaço e tempo, com muito "gôsto", quando por exemplo, algo novo de ou sobre Alan Moore aparece em meio a todas as outras coisas...

é devorado em pouquíssimo tempo, como no auge do hábito também de sempre da leitura, sem ferrugem alguma, rs...

findado esse "bolsão" de luz e vitalidade psíquica, como diria o padre Quevedo, rs, tudo meio que volta ao normal atual, nivelado, tudo o mais continua olhando pra Medusa e paralisando...

também acabo de um modo ou outro, mais lendo do que qualquer outra coisa durante os meus dias, menos do que se quer ou um dia se quis, mas ainda sim, mais lendo do que tudo, está aí o Feedly e suas hoje modestas inscrições de feeds pra não me deixar mentir, rs, oque claro, acaba levando quase todo o tempo e força de interesse pra absorção de outras histórias em outras mídias, que sim, sabemos que demoram e custam mais pra serem produzidas, mas seus "começos, meios e fins", ou suas "morais", consomem e são consumidas em menos tempo, sendo mais abreviadas e diretas que as mesmas histórias que as originaram em outras mídias...

um mês comporta muito bem até 30 filmes-documentários, mas infelizmente não comporta 30 livros...

mas sim, não sei por quê, rs, a gente insiste em ser "menos prático" e mais ativo do que o estado passivo que "exigem" outras mídias, rs, e além do alento de sua resposta, conforta saber também, lá no íntimo, que essa proporção do mais ler e até escrever durante os dias, que qualquer outra coisa e formas de consumo, conforta saber que esse também é o modus operandi de alguns dos nossos "ídolos", e que produzem a nata de consumo desse nosso hábito principal, um deles, mencionado nessa minha tréplica, rs...

grande abraço, e ao contrário do Pablo Vilaça, boas leituras, tranquilos e no próprio ritmo, sempre...


Hiperion disse...

Sensacional esse Nexus, ótimo material, obrigado pela oportunidade!!!

Flávio disse...

Meu caro, acredita que tem nerd nutela por aí que diz que Nexus é um personagem sem importância e ruim? - eu não nego que tenho uma grande predileção por alguns personagens mainstream da Marvel e da DC, más tenho também uma admiração especial por Nexus, que faz a gente meio que sair da mesmice da indústria dos comics, que ultimamente tem pouquíssima coisa que realmente vale a pena ler.
A propósito, muito obrigado pelo lançamento!