sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Celebrated Summer

Uma das coisas mais bacanas nas HQs é que você pode falar de praticamente qualquer tema sem limitação alguma que não seja a imaginação do criador. Claro, HQs não tem som, exceto por aqueles que o leitor lê e imagina em sua mente.

Este não é exatamente o caso, principalmente porque ela já começa entregando que se trata — entre outras coisas — de uma baita homenagem a uma banda seminal na cena do rock alternativo americano dos anos 80: Hüsker Dü. A própria capa é uma releitura da capa do álbum New Day Rising. Apesar de eu ser um fã incondicional do que eles produziram entre 1980 e 1987 (sete LP's, três EP's e um montão de material extra que rendeu bootlegs excelentes), este é um blog com a temática de HQs e não vou resenhar aqui a obra genial de Bob Mould, Grant Hart e Greg Norton. Se alguém tiver interesse, e curtir esse tipo de som como eu, dê uma pesquisada e não vai se arrepender. Quem já conhece sabe do que estou falando.

Celebrated Summer é uma faixa do LP New Day Rising de 1984 e que dá o tom para a trama que apresentamos aqui. Quem já conhece a obra de Charles Forsman, de The End of The Fucking World ("O Fim da Porra Toda", foi lançada pela Conrad aqui no Brasil, e teve adaptação na Netflix), sabe como é o estilo do autor.

Nela, vemos dois amigos — Wolf e Mike — naquela fase de saída da adolescência e entrada na vida adulta, sem saber muito bem o que fazer da vida, questionando as próprias escolhas e encarando um mundo que não se importa muito com ninguém. Creio que falar mais a respeito seria estragar a jornada.

Como suponho que a maioria de vocês não conheça a obra da banda, montei uma playlist no Youtube com músicas referenciadas na HQ, embora algumas dessas referências meio que se percam na tradução e eu possivelmente não tenha notado todas. Ah, uma delas pode ter sido uma forçada de barra minha: tem uma mercearia chamada "Bob's Gas And Grocery", que creio ser uma referência a "Industrial Grocery Store", composta pelo Bob Mould. O resto foi referenciado de forma bem clara. Dito isto, a seleção de músicas do Hüsker Dü que eu trago não representaria a minha escolha de favoritas (apesar de gostar de todas elas!), e talvez nem mesmo a do autor, mas certamente é a escolha do autor para contar a história, e certamente se encaixa muito bem.

Chega de papo (pra isso servem os comentários) e boa leitura!

Produzido por Skætos


Playlist no Youtube:


4 comentários:

gee disse...

Hüsker Dü é sensacional! Obrigado pela Hq!

Sabino disse...

Prezados amigos,
Gostaria de saber se vão continuar a série Eureka, que ficou só nos números 1 e 2

Abraço

Skætos disse...

Também acho, gee. Abraço.

Rafael Alexandrino Malafaia disse...

junto a Cretaceous e a Past Tense e a Celebrated Summer, é a melhor hq que já li esse semestre até agora!